terça-feira, outubro 05, 2010

História da Escola

Em 28  de Julho de 1987, o decreto Municipal nº. 8958 autoriza a criação do CIEM (antigo nome da escola)  e  seu funcionamento a partir de 1989, com a implantação gradativa das séries, tendo então começo o CIEM – Centro Integrado de Educação Municipal, com um total de 14 turmas, entre Jardim de Infância e 1ª a 4 ª séries. Ainda naquele ano, houve a inauguração da Biblioteca da escola com a apadrinhamento do escritor Carlos Urbim.
            Em 1990, a escola recebeu o nome de escola municipal de 1º Grau Gabriel Obino e foram implantadas, a 5ª e 6 ª séries.
            Em 1991, a SMED é autorizada a desenvolver o “Projeto de Experiência Pedagógica em Educação Básica de Jovens e Adultos”, visando possibilitar a garantia  de uma educação básica em caráter supletivo. Neste ano, também é implantada a 7ª série no diurno e no ano seguinte, a 8ª série.
            Em 1997, a escola passa a se chamar Escola Municipal de 1º Grau Gabriel Obino pelo Decreto nº. 11671/97. Neste ano, o SEJA passou a ser desenvolvido em etapas denominadas Totalidades onde começamos com as Totalidades Iniciais
( T1, T2 e T3).
            Em 1998, começa uma nova etapa. A escola é organizada por Ciclos de Formação e o Ensino Fundamental compreende 3 Ciclos: A, B e C.
            No ano de 2000, a escola passa a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Obino pelo Decreto 12.905/00. Neste ano, o SEJA é ampliado, criando-se então as Totalidades Finais (T4, T5 e T6).Um mérito da comunidade através do Orçamento Participativo.
            Em 2001, tivemos nossa primeira conquista no OP/ SMED, onde diversas Oficinas começaram a ser  desenvolvidas fora do horário de aula e aos finais de semana. A partir deste ano, cada vez mais fomos aprimorando e ampliando essas atividades.
            Em 17 de Setembro de 2005, nossa escola passou a fazer parte do “Projeto Abrindo Espaços – Escola Aberta”, uma parceria da SMED/ MEC/ UNESCO, a fim de qualificar as atividades de finais-de-semana.
            Em 2008, a E.M.E.F. Gabriel Obino tem 46 turmas divididas em três turnos de funcionamento, tendo em torno de 1150 alunos e aproximadamente 100 profissionais qualificados para melhor tender a nossa comunidade.
            São 23 anos de existência com força e com vontade de espalhar com toda a intensidade a arte de educar.

Uma Breve Definição do EJA

"A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica que se propõe a atender a um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis. O conceito de EJA muitas vezes confunde-se com o de Ensino Noturno. Trata-se de uma associação equivocada uma vez que a EJA não se define pelo turno em que é oferecida, mas muito mais pelas características e especificidades dos sujeitos aos quais ela se destina. Várias iniciativas de educação de adultos em escolas ou outros espaços têm demonstrado a necessidade de ofertar essa modalidade para além do noturno de forma a permitir a inclusão daqueles que só podem estudar durante o dia. Para que se considere a EJA enquanto uma modalidade educativa inscrita no campo do direito, faz-se necessário superar uma concepção dita compensatória cujas principais fundamentos são a de recuperação de um tempo de escolaridade perdido no passado e a idéia de que o tempo apropriado para o aprendizado é a infância e a adolescência."

Tirado do Site:Referência do texto